Reportagem sobre o GAFC em Jornal Regional

0

O Jornal Diário do Oeste publicou uma reportagem sobre o Grupo de Astronomia e Física Concórdia-SC no dia 06/04/2016. A matéria pode ser acompanhada na íntegra abaixo:

Repórter Rosani Trindade

Ciência| Projeto de Astronomia e Física

Grupo formado em Concórdia é reconhecido pela União Astronômica Internacional.

Concórdia – O GAFC é uma organização que objetiva ensinar e divulgar o conhecimento científico, com pilar base em astronomia e física. Entretanto não limitando-se a estas ciências exclusivamente. Suas origens remontam a 2011 com o projeto Ciência Sem Censura, o qual tornar-se-ia o Grupo de Astronomia e Física Concórdia-SC.
O grupo foi criado por Douglas Ferrari, que era acadêmico de física e agora cursa Sociologia e também por Derisnei Mendes, que é físico e atua como professor em Brusque. O GAFC conta hoje com oito membros efetivos.

Atualmente o grupo formado em Concórdia é reconhecido pela União Astronômica Internacional (IAU), e parceiro do programa Universe Awareness (UNAWE), da Universidade de Leiden, Holanda, sendo um dos grupos que representa o programa no Brasil.

Em 2013 foram realizadas as primeiras atividades do GAFC na escola. “A iniciativa visa ir às escolas fazer palestras e oficinas sobre ciência, focado numa abordagem humanista da astronomia”, ressalta Amaziles Carvalho.

Douglas e Derisnei capacitaram-se em ensino e divulgação de astronomia pelo programa UNAWE. Em 2014 foi apresentado um Workshop sobre Cosmologia na Escola Olavo de Concórdia, durante a I EMFO do IFC. Entre fevereiro e junho o grupo apresentava um programa semanal sobre ciência na Rádio Comunitária do município.

Em 2015 foi oficializada a parceria com a UNAWE, e também foram reconhecidos pela IAU. “Apresentamos um trabalho no 8th International Meeting of Astronomy and Astronautics em campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Em julho foram iniciadas as atividades do “Debate sem Fim”, que se encontram na página do GAFC”, explica o presidente fundador Douglas Ferrari.

Também integram o grupo, o colaborador da revista de Astrobiologia da NASA Bruno Martini (atua com oceanografia por satélite e Antropoceno), Gabriel Fernandes, Ernani Fazolo, Fernando Dilda (atuantes na física) e Hikaru Watanabe (matemático).

PARCERIAS
O GAFC ainda tem parceria com o Solar CALC e o Universo Racionalista, portal de maior alcance em divulgação científica no Brasil. A atuação do grupo pode ser apreciada no seguinte endereço eletrônico: www.grupoastrofisicaconcordia.org. ou no Facebook.com/GrupoAstroCdia.

Douglas Ferrari

Presidente/Fundador | Desenvolve atividades de Divulgação e Educação Científica, é Coordenador do UNAWE Brazil (SC region), da Universidade de Leiden, Holanda. Ex-Acadêmico de Física e atual Acadêmico de Sociologia.

Leave A Reply

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos!