Por que o GAFC está a “filosofar”?

0

Por que o GAFC está a “filosofar”?

Olá, você que acompanha quaisquer tipo de nossas atividades, eu Douglas Ferrari, como presidente/fundador do Grupo de Astronomia e Física Concórdia-SC venho por meio desta nota expressar à todos os motivos que estão fazendo com que o GAFC esteja explorando mais o âmbito filosófico ultimamente em nossas atividades e, principalmente por meio de textos. Então, prepare-se por que a “nota oficial” tende a ser longa… Em parte por abordar um assunto tão delicado.

Primeiramente quero que saibam que o GAFC é uma organização independente fundada por Douglas Ferrari em 2012 juntamente com Derisnei Mendes e mais membros juntaram-se ao grupo em 2013. o GAFC em si surgiu da evolução do projeto solo “Ciência Sem Censura” de 2011. Enfim, estes são alguns fatos “históricos”, mas o que deve ficar claro é que até o presente momento, o qual redijo esta nota, é que o GAFC é uma organização independente mantida principalmente por mim e os membros da diretoria da organização. Sem fins lucrativos o GAFC surgiu no anseio por divulgar e compartilhar o conhecimento lógico, a investigação racional e o conhecimento científico em geral e de tudo um pouco desde que verificável e coerente, porém como pilar base a Astronomia e a Física, numa experiência para criar humildade e caráter além de expandir os horizontes das pessoas que viessem a serem alvos de atividades realizadas pelo GAFC.

Neste aspecto, a filosofia e a ciência são indissociáveis, principalmente tendo em vista que a Divulgação científica em quase sua essência é filosófica. Este é um dos principais motivos que estamos realizando atividades mais filosóficas. Um fato é que, estes textos podem conter falhas, bem como toda a divulgação científica e a própria ciência é passível de falhas. Nós do GAFC não queremos impor uma verdade estamos aqui para compartilhar a investigação racional e queremos ajudar as pessoas a terem uma visão de autocorreção de erros, que este também é o objetivo do GAFC.

Penso que o que torna o GAFC filosófico é a essência da divulgação científica em si. GAFC irá realizar divulgação e ensino de ciências e também filosofia, não somos limitados à Astronomia e Física, estes são só pilares base do nosso papel social, mas nosso papel social extrapola os limites impostos por definições de um nome da ong.

Em si, espero que apreciem nosso trabalho e principalmente interajam com ele, conforme serão publicadas nossas atividades vamos desenvolvendo tanto o GAFC numa visão humanista quanto à quem acompanha. Só um adendo rápido… o cara da foto (CARL SAGAN) e nossa maior inspiração é quem serve de suporte para mostrar que através de uma reflexão científico/filosófica podemos mudar e desenvolver as pessoas.

Um grande abraço à todos!

Douglas Ferrari

Presidente/Fundador | Desenvolve atividades de Divulgação e Educação Científica, é Coordenador do UNAWE Brazil (SC region), da Universidade de Leiden, Holanda. Ex-Acadêmico de Física e atual Acadêmico de Sociologia.

Leave A Reply

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos!