Logotipo

gafc33 sem fundo
Logotipo Oficial do GAFC | Em uso desde Fevereiro/2015 | Desenvolvida pelo Designer: Artur Medeiiros.

SOBRE O LOGOTIPO:

SÍMBOLOS:

– Telescópios Ópticos;
– Radiotelescópios;
– Galáxia;
– Estrelas;
– Sol;
– Lua;
– Saturno;
– Arcos;

SIMBOLISMO:

Começamos a analisar a simbologia e seus significados debaixo para cima, a simbologia contida no logotipo está relacionada com os anseios da instituição, tentando transmitir de forma agradável a logo.

Iniciamos a análise conforme sentido (Baixo-Cima) estabelecido no parágrafo anterior, observamos o nome da instituição: “Grupo de Astronomia e Física Concórdia-SC”, acima temos a abreviação oficial “GAFC” entre meio à dois telescópios óticos, uma das formas logotipo, que estão mirados para cima na logo.

Passando à próxima etapa observamos uma “meia-lua” que representa nosso campo de visão em 2D dos céus a partir de nossa perspectiva terrestre. Dentro da meia lua temos os três radiotelescópios em cada lado mirados à uma galáxia, eles estão “varrendo” o espectro eletromagnético provindo dela, ou seja, investigação científica que é uma atividade realizada pela Radioastronomia, que envolve conhecimento físico. A Galáxia Espiral tem o intuito de representar a nossa galáxia, a Via Láctea, mas não tão e somente ela, mas sim, todas as galáxias do universo observável. Galáxia que foi inspirada numa das logos da série Cosmos (Cosmos Studios) de Carl Sagan, também fazendo referência à inspiração da fundação do projeto “Ciência Sem Censura” e posteriormente o GAFC, que foi Carl Sagan.

Além da “meia lua” observamos dois arcos, com Sol, Saturno e Lua (Direita-Esquerda) sobre os mesmos. Os arcos tem o intuito de representar o movimentos dos astros na Abóboda Celeste (em perspectiva terrestre) e sua “previsibilidade” baseado nos conhecimentos astronômicos e físicos. Nesta perspectiva terrestre da abóboda celeste, observamos o “nascer” do Sol no Oriente (Oeste) o movimento de rotação terrestre faz a nossa perspectiva dos céus girar, neste movimento, observamos no zênite o planeta Saturno, em representação dos planetas do sistema solar que também fazem parte importante da observação da abóboda celeste, mais à esquerda observamos a Lua “pondo-se” à Leste (Ocidente), este conjunto então representando a nossa perspectiva da observação do céu noturno.

Representamos não em ordem de proximidade, sequência, a distribuição de alguns objetos, por exemplo, antes da visualização da galáxia, viriam a lua, planetas do sistema solar, Sol (no centro do nosso sistema) e por fim as galáxias. O logo foi pensado à representar de maneira agradável alguns dos objetos conhecidos pelo público relacionados à astronomia e física. Quaisquer dúvidas/críticas adicionais e específicas sobre a logotipo, os conceitos envolvidos, sua representação você pode entrar em contato.

O Logotipo e Logo serão utilizados de três maneiras, e estas representarão a identidade visual do GAFC. Que podem ser observadas abaixo:

 

gafc-logo-2

gafc-logo-i

gafc-logo-3