História

Que bom que se interessou por nossa história, que tal conhecê-la?

  • 2011 — Inicia-se um digno ideal inspirado por Carl Sagan, o projeto Ciência Sem Censura, criado por Douglas Ferrari com apoio do Mestre em Matemática Eurides Ruchs, projeto que visou desde sua origem a divulgação de conhecimentos científicos, discussões que abordassem assuntos científicos, com o objetivo de apresentar uma linha de pensamento mais intelectualizada às pessoas. O motivo pelo qual o CSC foi aqui citado é porque ele é indissociável do GAFC, pois o Grupo de Astronomia nada mais é do que fruto do Ciência Sem Censura. 
  • 2012 — Douglas Ferrari ingressa no nível superior, no curso de Física do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia, no mesmo conheceu Derisnei Mendes, na época acadêmico de Física. Numa conversa sobre ciência, ambos apresentam ideias comopatíveis acerca da ciência e divulgação. Nesta, Douglas especula a ampliação do Ciência Sem Censura e ambos fundam o GAFC.
  • 2013 — Ingressam ao GAFC quatro novos membros: Ernani, Fernando, Hikaru e Mauro. Realizadas as primeiras atividades GAFC na Escola três ao total. Douglas Ferrari e Derisnei Mendes realizam um curso de capacitação em ensino e divulgação de astronomia pelo programa UNAWE na Universidade de Leiden, Holanda.
  • 2014 — É ministrado por Douglas Ferrari e Derisnei Mendes um Workshop sobre Cosmologia na I EMFO (Ensino de Matemática e Física através de Oficinas do IFC – Concórdia). De Fevereiro à Junho o GAFC apresenta o Programa de Rádio semanal “Ciência Sem Censura – GAFC” na Rádio Comunidade 104.9 fm de Concórdia, você pode conferir alguns deles clicando aqui.
  • 2015 — GAFC firma parceria com o programa UNAWE, realizada mais duas atividades do GAFC na Escola, desta vez com material ‘universe in a box’ do programa UNAWE. Apresentação de trabalho no 8th IMAA, GAFC é reconhecido pela União Astronômica Internacional. Ingresso de dois novos membros, Amaziles e Moacir. Criada a atividade Debate sem FimFirmada parceria com o Solar CALC.
  • 2016 — É publicado uma reportagem sobre o Grupo no Jornal Diário do Oeste.
  • 2017 — Em Janeiro ocorre a primeira reunião do Grupo, onde se associam os membros:  Hiago, Pâmela e Rafael. Abril realiza-se o GAFC na Escola, retornando à EEB Melvin Jones (…)
O Grupo de Astronomia e Física Concórdia-SC (GAFC) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão divulgar ciência. A nossa história foi resumida em uma timeline. A mesma ainda não acabou, há muito mais por vir. Continue nos acompanhando e fique por dentro de nosso desenvolvimento.