E o prêmio Nobel?

5

Olá leitor(a) do GAFC, irei iniciar uma série de publicações com reflexões/opiniões que condizem à assuntos da ciência, astronomia, física e etc…

O primeiro assunto abordado será o Prêmio Nobel, você já parou para pensar nas consequências da existência de tal prêmio, que envolve em suma áreas científicas e acadêmicas? Pois bem, a grande maioria das pessoas tem conhecimento que o prêmio Nobel é anual e que é dividido em categorias, as quais reconhecem avanços culturais e/ou científicos. Mas vamos lá!

A primeira vista e ao olhar de muitos parece ser uma ótima iniciativa, aliás valoriza de certo modo o cientista creditando ele por seus feitos e a princípio estimularia a pesquisa e o “desenvolvimento” em ciência. Mas então, a primeira vista e como vem sendo divulgado é um excelente meio de proporcionar desenvolvimento à sociedade mas, será mesmo? Então, o problema do Nobel não é em seu objetivo aparente, mas no conjunto de fatores que ele gera ou, em sua forma organizacional. Vamos entender o que estou querendo dizer!

O Nobel incentiva os cientistas é claro a pesquisarem e almejarem serem reconhecidos através do Nobel. Mas, a questão do Nobel em si é que ele cria uma competição entre os cientistas para que cada um em sua individualidade queira ser “O Melhor”, de certa forma uma rivalidade. A ciência é uma metodologia que se faz uso constante da cooperação e utilização de dados informações e trabalho em equipe para desenvolver-se. O Nobel ao criar uma competição entre os cientistas está aparentemente tornando os cientistas mais individualistas e movidos por interesses próprios, financeiros e/ou políticos. O que serve como freio ao progresso científico segundo o epistemólogo Paul Feyerabend. Podemos desenvolver e muito a ciência quando o cientista tem consciência de que a ciência é pública e para a sociedade, sendo livre de preconceitos e “méritos” individuais. Assim, teríamos uma ciência onde todos os cientistas trabalhariam juntos em prol da humanidade em prol do desenvolvimento, leva-nos àquele ditado popular “duas cabeças pensando juntas pensam mais que uma só”. Mesmo que um doutor ganhe o Nobel para si, o fruto de seus estudos não foi somente próprio, seus estudos tiveram muito mais seres humanos envolvidos neste processo, um fruto de uma interação social  dependente de muitos não poderia ser “personificado” exclusivamente a um. Como dizia Newton “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes”, Embora em nada se retira a importância central da pessoa em caso dela de fato ter contribuição essencial para tal estudo.

Penso que devemos deixar de ser tão individualistas, e penso que a ciência e astronomia por sua essência nos demonstra que somos tão pequenos diante da vastidão do universo pequenos grãos de poeira no Cosmos, devemos nos portar humanamente e respeitosamente uns para com os outros (vocês vão ler muito ou ouvir muito eu falar estas palavras) e que o trabalho em conjunto é um caminho que trará um desenvolvimento mais humano ao processo. Devemos ver e lutar para que a ciência seja, cada vez mais humanista, inclusiva, colaborativa e social.

Bom, este foi a primeira reflexão/opinião, espero que tenha gostado, encontrou algum erro? comente abaixo! Compartilhe a discussão e juntos vamos buscar uma melhor compreensão das coisas. Até a próxima!

Douglas Ferrari

Presidente/Fundador | Desenvolve atividades de Divulgação e Educação Científica, é Coordenador do UNAWE Brazil (SC region), da Universidade de Leiden, Holanda. Ex-Acadêmico de Física e atual Acadêmico de Sociologia.

Discussion5 Comentários

  1. Fantastic goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are just too fantastic. I actually like what you have acquired here, really like what you are saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it sensible. I can not wait to read much more from you. This is really a wonderful site.

  2. It’s amazing to pay a visit this web site and reading the views
    of all colleagues on the topic of this paragraph, while I am also zealous of getting knowledge.

  3. May I simply just say what a relief to find somebody who genuinely understands what they’re talking about on the web.
    You actually know how to bring an issue to light and make it important.

    More and more people should look at this and understand this
    side of the story. I can’t believe you aren’t more
    popular because you certainly possess the gift.

  4. Hello there, just became mindful of your blog site through Google, and found that it’s really informative.
    I am just gonna look out for brussels. I will be grateful
    should you continue this from now on. A great deal
    of people will be taken advantage of your writing.
    Cheers!

  5. Thank you for some other excellent article. The place else could anyone
    get that type of info in such an ideal approach of writing?
    I have a presentation subsequent week, and I’m at the search for such information.

Leave A Reply

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos!