Do Reconhecer ao Conhecer

0

Bom dia, boa tarde e boa noite. Me chamo Amaziles Jose Antônio e sou o novo membro do site. Sou graduando de física pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia ( IFC- Concórdia), 1º semestre. Vim escrever aqui pois confio e acredito na ideia de que a ciência deve ser passada adiante, de que todo mundo tem o direito de saber e, mais importante, de que todo mundo pode saber ciência.
Como primeiro texto gostaria de falar sobre alguns assuntos, que para mim, são duvidas constantes em todo mundo que já tentou entender algo que gosta. Vamos lá.

Muitas pessoas de fato se interessam pela ciência, porem acabam esbarrando em contra-tempos, como: falta de acesso a informações, ninguém nos círculos sociais próximos em quem se espelhar ou conversar, falta de confiança em si mesmo, enfim muitos outros problemas.

Neste texto tratarei sobre a falta de confiança em si mesmo ( já que a falta de acesso a informação nós do GAFC já estamos tentando mudar e a falta de alguém nos círculos pessoal como imagem esta relacionado a isso). Sempre é importante acreditar em você mesmo, não digo isso de maneira ofensiva a ninguém, alguns podem interpretar que os estou ofendendo. Porém só quero dizer que qualquer pessoa tem as mesmas capacidades de outra, algumas tem certas facilidades em uns assuntos outras em outros mas todos podem realizar aquilo que sonham.

Um bom exemplo disso é a matemática, odiada por muitos mas essencial a ciência e ferramenta principal de todo cientista (só perdendo claro para a curiosidade). A maior parte das pessoas acha que a matemática só serve para contar seu dinheiro e que algo além disso é perda de tempo aprender. Porém para qualquer um que queira se embrenhar no mundo maravilhoso que é a ciência tem que ter noção de que os números são representações no papel do universo que nos ronda e que se não aprender a entende-los também não irá compreender com perfeição o universo. Do mesmo jeito que um leigo em artes não vê por completo a beleza que um quadro pode transmitir uma pessoa que não entende a matemática não vê como o universo pode ser fantástico e deslumbrante das maneiras mais simples.

Se você acha que não consegue aprender matemática por algum motivo saiba que ninguém nasceu sabendo derivar ou saiu andando direto para uma lousa resolver uma integral tripla. Todos tiveram que aprender desde o básico ate o mais avançado nível. Mesmo o maior matemático já teve dificuldade com uma conta. Mesmo o maior físico já não conseguiu fazer algum exercício de primeira. Porém eles continuaram tentando e tentando ate conseguir, para mais pra frente enfrentar outro desafio tão grande quanto o anterior, mas a cada novo desafio se aprende mais e se prepara cada vez mais até que um dia não se vê mais desafios e sim soluções.

Nunca desista de algo só por achar que não consegue cumprir, todo ser-humano é dotado de imensa criatividade e curiosidade e, mais importante ainda, persistência. Sempre é possível ir um pouco mais pra frente, se não dessa vez da próxima. “Amanhã tentarei de novo”, “Semana que vêm vou conseguir”, “Treinarei para o próximo ano”. Não desistir não significa que você não reconhece a hora de parar, significa que você sabe a hora de recomeçar.

Isso não serve apenas para matemática, serve para a vida. E também para a divulgação cientifica. Só porque é difícil levar ciência para todos não quer dizer que é impossível. Eu me orgulho de agora fazer parte desse time, que não apenas engloba o GAFC mas que também inclui grandes nomes como Carl Segan, Asimov, Richard Dawkins e muitos outros. Não esquecendo de divulgadores científicos brasileiros como Atila Iamarino, Marcelo Gleiser, Ana Beatriz Barbosa e muitos outros.

Por fim deixarei aqui um video em que proeminentes divulgadores científicos respondem a perguntas enviadas a eles.
PS1: Ativem as legendas, pois o video esta legendado em português.
PS2: O video fala sobre muitos mais assuntos mas achei interessante usa-lo mesmo assim, além do mais os outros assuntos também são interessantes e relevantes.
PS3: Espero realmente que tenham gostado do texto e qualquer duvida ou reclamação é só comentar que irei prontamente responder.
PS4: Um dia eu compro.

Membro do GAFC | Acadêmico de Física do IFC - Concórdia

Leave A Reply

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos!