A estrela mais próxima do Sistema Solar

1

alphacentauri

A imagem acima foi criada para demonstrar que Alpha Centauri não é uma estrela, mas na verdade um sistema estelar. Das três estrelas no sistema, a mais obtusa – chamada Proxima Centauri – é realmente a estrela mais próxima da Terra. As duas estrelas brilhantes, chamadas Alpha Centauri A e B formam um sistema binário próximo; elas estão separadas por apenas 23 vezes a distância da Terra ao Sol.  Distância ligeiramente maior que a distância entre Urano e o Sol.

O sistema Alpha Centauri é visível próxima a constelação do Cruzeiro do Sul. Conforme mostrada na imagem abaixo:

Image Credit for Alpha Centauri photo: Copyright Akira Fujii / David Malin Images.

Image Credit for Alpha Centauri photo: Copyright Akira Fujii / David Malin Images.

Informações de Distância

Proxima Centauri, a estrela mais próxima à nossa, ainda está cerca de 39.900.000.000.000 km de distância. (Ou 271.000 UA.) Quando falamos sobre as distâncias entre as estrelas, não usamos mais a UA, ou Unidade Astronômica; comumente, o ano-luz é usado. Um ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano – é igual a 9,46×10¹² km. Alpha Centauri A e B estão cerca de 4,35 anos-luz de distância de nós. Proxima Centauri é um pouco mais perto a 4,22 anos-luz.

Viagem no Tempo

A nave espacial Voyager 1 está em uma missão interestelar. Ela está viajando para longe do Sol a uma velocidade de 17,3 km/s. Se a Voyager fosse viajar a Proxima Centauri, a esta velocidade, seriam necessários mais de 73.000 anos para chegar até ela. Se pudéssemos viajar à velocidade da luz, uma impossibilidade devido a Relatividade Especial, demoraria ainda cerca de 4,22 anos para chegar!

Por que não podemos viajar mais rápido que a velocidade da luz?

De acordo com a relatividade especial a massa de um objeto aumenta à medida que aumenta a sua velocidade, e se aproxima do infinito, conforme a velocidade do objeto se aproxima da velocidade da luz. Isso significa que seria necessário uma quantidade infinita de energia para acelerar um objeto para a velocidade da luz.

Não há nenhuma razão fundamental de que não consigamos chegar próximos da velocidade da luz, desde que tenhamos energia suficiente. Mas isso provavelmente ocorreria num futuro muito distante.

Fonte: Goddard Space Flight Center (NASA)

Tradução/Revisão: Douglas Ferrari

Douglas Ferrari

Presidente/Fundador | Desenvolve atividades de Divulgação e Educação Científica, é Coordenador do UNAWE Brazil (SC region), da Universidade de Leiden, Holanda. Ex-Acadêmico de Física e atual Acadêmico de Sociologia.

Discussion1 Comentário

Leave A Reply

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos!